Retenção de líquidos

Retenção de líquidos

Somos constituídos pelos menos com 70% de água como dizem os entendidos mas essa agua tem de ser reposta nova e limpa para assim mantermos o nosso corpo saudável.
Retenção de líquidos normalmente manifesta-se com inchaço ou sensação de peso e por vezes até dores  nas perna e nas mãos ou tornezelos.
Nós mulheres somos mais afectadas, normalmente quando existe uma "má" circulação. O excesso de peso, a falta de exercicio, estar muitas horas de pé, na gravidez ou até pode ser um sintoma pré-mestrual. O peso não é real quando se está mestruada.
Algumas formas de combater a retenção de liquidos:
Sal, devemos diminuir o sal ao máximo, no meu caso sou uma sortuda, pois enjoei o sal na gravidez. Por isso continuei a não meter sal na comida. Claro que como sal, na comida fora de casa, no molho de soja, ou nos fermentados como pickles ou misos, ou quando meto pimentão na comida que já tem sal. Mas passei a usar o sal como pouca regularidade, mas quando uso tem de ser marinho e o menos refinado possivel.

Aprendi a gostar do sabor dos alimentos por si e não entupidos de sal como eu fazia. Coloco mais especiarias e ervas aromáticas na comida que lhes dão o toque especial às minhas receitas. Adoro e o pessoal cá em casa também!
Água, toda a gente diz que se deve beber cerca de 1,5 litros de água. As vezes fico a pensar se faço retenção de água não preciso de beber mais, tenho em excesso. Mas na realidade não é assim, na minha maneira de ver a coisa quanto mais água bebemos mais "limpinhos" ficam os nossos corpos. Por exemplo se metermos água num copo e fica lá dias e dias, a água vai apodrecer, certo? Pois é mas se mudarmos a água constantemente ela não apodrece nem o copo fica sujo. Por isso penso que com o nosso corpo funciona exactamente assim. Se renovarmos a nossa água, acabamos por eliminar as toxinas no nosso corpo, ou seja, é como o copo de água. Confesso que no Inverno a mim custa-me muito esta parte de beber água....
Exercicio fisica, também não faço, mas tenho que começar a fazer. As vezes até me motivo e lá vou caminhar, opssss lá torço um pé e estou meses sem andar outra vez... Mas o exercicio na minha opinião é fundamental. Tenho que trabalhar esta parte, e ter cuidado para não torcer os pés:)
Jactos de água no duche, fazem milagres, eu quando tenho as pernas inchadas depois do duche, ligo a água para o lado do frio e passo nas pernas. Sinto um alivio brutal, as minhas pernas quase passam para metade, sei que deve ser psicologico isso de passar para metade, mas alivia imenso.
Momentos de relaxamento ou até a dormir, pernas ligeiramente inclinada para cima....
Chás, na minha opinião não às refeições, mas sim nos intervalos. Existem muitos chás que ajudam bastante, o meu favorito é o chá de cavalinha. Mas existem outros como o chá verde, chá de uva ursina, ou chá de java são maravilhosos. 
Penso que o idela com os chás é ir rodando de chá para o corpo não se habituar. A mim aconteceu-me com na gravidez e quando estava a amamentar só podia beber chá de cavalinha, passado um tempo esse chá maravilha deixou de me fazer qualquer efeito. 
Existem frutas que nos ajudam a eliminar as água em execesso, eu gosto do limão e o ananás, deve haver mais.... Quanto aos legumes, o aipo, a beringela e os agriões são optimos e ajudam a termos um corpo mais sáudavel.

Um dois três, a mexer o corpinho, ajuda muito de certeza.

Comentários