Truques e Dicas de dietas

As dietas devem ser feitas com cabeça, tronco e membros, ou seja, de uma forma completa, variada e principalmente equilibrada. Não adianta as pessoas andarem a forçar os outros a fazer dieta se não estiver na altura a pessoa não consegue fazer. Quando a pessoa consegue fazer é quando está motivada e determinada por si própria.

Muitas vezes as pessoas que tem excesso de peso não sabem, ou fazem-lhe creditar que são gordas porque são "brutas" a comer e não fazem exercício. Depois quando vêem o que algumas pessoas com excesso de peso o que realmente comem, nem acreditam no que vêem, pois eles comem muito mais que as pessoas “gordas” e dizem”não pode ser, fora daqui deves comer….”.

A pessoa obesa tem bloqueios que acabam por ser uma capa protectora, a gordura serve de escudo... As células doentes estão no organismo e quando se faz uma dieta a doença não diminuem, diminuem sim de volume, por isso é que se diz que quando as pessoas fazem dietas, depois voltam a engordar e muitas vezes ficam o dobro, pois ao terem passado por uma fase de vamos dizer "carência", a pessoa ao voltar a comer normalmente, a doença multiplicam-se. Segundo alguns especialistas dizem que só com a eliminação dessas células é que a pessoa poderá deixar de ter a doença, mas isso só se for com uma lipoaspiração (e não em todos os casos), ou os queimadores de gorduras, que são prejudiciais a saúde...mas é complicado mesmo assim...

A pessoa tem esta doença tem que se tratar, por isso como qualquer outra doença que tem que se ter certos cuidados, no caso da gordura temos que tem cuidado com o que comemos. O remédio é a dieta a vidinha toda, ou melhor mudança para a vida toda. 
Hoje, e muito recentemente acredito que tem cura, pois penso que a gordura tal como todas as doenças são bloqueios energéticos que temos no corpo, mas que é muito difícil lá isso é!
Existem técnicas para nos desbloquear, mas é preciso muita dedicação e um processo muito difícil de tomada de consciência para eliminar os bloqueios.

A obesidade é uma doença e como tal tem que ser tratada.
Existem muitas causas para a pessoa ser “gordinha” ou em casos até obesa, vou dar a título de exemplo algumas:
- Pode ser de facto por comer em excesso e/ou não fazerem exercício.
- Questões nervosas, onde as pessoas comem compulsivamente;
-Depressões
- Hormonal
Existem pessoas que até dizem "parece que até com o ar engordo" e de facto não é com o ar, mas a causa é sim hormonal, o sistema hormonal está bloqueado e por isso vai criando "camadas" como se fosse uma cebola. O corpo a tentar-se proteger e vai energeticamente bloquear-se!
De qualquer forma, está mais que provado que a obesidade é uma doença e tem que ser seguida e cuidada, senão, leva a outros problemas ainda mais graves, como: insuficiência venosa, diabetes, propensão para problemas cardíacos, para não falar da parte estética, etc.
A parte estética quase toda a gente diz que não é assim tão importante, desde que a pessoa esteja saudável e se sinta bem, não à problema.

Claro que à problema, pois onde fica a nossa auto-estima, o gostar do que vimos ao espelho. É muito frustrante ter gosto de magra e nas lojas não existe uma peça de roupa que nos sirva.
Então tem que optar por estilos de apresentação tipo “quadradões”, pois a maior parte do que aparece nas lojas para pessoas mais pesadas é na maioria das vezes de estremo mau gosto. Mas é o que à e as pessoas não podem andar nuas!

Primeiro quando alguém se propõem a fazer uma dieta, tem que ser uma decisão da própria pessoa, não adianta, ser a mãe, a amiga ou a vizinha a querer. Por muito boa vontade que as pessoas possam ter, na maior parte dos casos, só atrapalham e desmotivam.

Não deve pressionar ninguém a fazer dieta, ou seja, o que for. Pois isso só vai levar a que a pessoa tenha uma perda de auto-estima e desvalorização pessoal, que não a vai ajudar em nada, muito pelo contrário.

Quando se quer algum objectivo deve-se fazer as coisas pela positiva e não colocar a pessoa de rastos, com certeza a pessoa tem espelho em casa, e se sente mal, já o sabe. Não precisam ajudar a pessoa a ficar mais deprimida.

Pois uma dieta a sério requer um grande esforço a todos os níveis e a pessoa só a vai conseguir fazer quando estiver realmente preparada.

Quando a própria(o) resolve fazer dieta, ai a pessoa tem uma força enorme, pois foi ela e só ela que decidiu assim, ai podem vir as bandejas cheias de doces e afins que a pessoa não toca.

Haja motivação, e só assim a pessoa consegue emagrecer!

Mas não basta emagrecer, pois infelizmente a maior parte das pessoas que emagrece, depois volta a engordar. Não basta a pessoa fazer dieta, como diz uma amigo meu, fazer dieta é como mudar de religião, ou seja, tem que mudar os seus hábitos se não radicalmente, fica lá perto.

Quando finalmente se entra na dieta, bem não vou chamar dieta mas sim mudança de hábitos alimentares, assim quando estiverem psicologicamente preparadas conseguir fazer essa mudança, quando começamos a ver resultados melhor ainda.

Depois é muito bom quando se começa a ver resultados e toda a gente dar-nos os parabéns e que estamos bonitas, faz muito bem e dá força para continuar. Ou seja, estímulos positivos!

Os ataques de fúria são muito perigosos, na minha opinião quando se tem uma ataque desses, na minha opinião comam o que quiserem, que depois o organismo rejeita a toda a velocidade. Desde que os ataques não sejam todos os dias, no máximo dos máximos os ataques de fúria que sejam uma vez por semana. Mas até para esses ataqques podemos dizer espera ai, essa fome é tu mesmo? Respirar fundo e mandar a fome embora.

As dicas ou truques toda a gente sabe na teoria, fica aqui um pequeno resumo:
- Mastigar devagar;
- Optar pelos produtos integrais ou biológicos;
- Beber 2,0 litros de água por dia;
- Não deve beber às refeições;
- Fazer jejum no minimo 12 a 16 horas por dia;
- Excluir os refrigerantes, ou bebidas com açúcar, assim como o álcool.
- Excluir os laticinios;
- Excluir o Gluten;
- Praticar exercício físico;
- Comer muitos vegetais (a quantidade que se quiser), se possível crus;
- O azeite em vez de outras gorduras,
- O azeite deve-se utilizar em cru, ou seja, quando apaga a panela é que deve colocar o azeite;
- Se come carne só deve consumir as biologicas, idealmente não consumir;
- Se come peixe só deve consumir o do mar, idealmente não consumir;
- Prefira cozidos e grelhados, a valor evitando ao máximo os fritos;
- Evitar a soja, a não ser que sejam produtos fermentados, como o miso, tami, temph ou tofu (se possivel bio);
- Coma fruta fora das principais refeições mas não coma a fruta isoladamente;
- Frutas que deve dar preferência às frutas da época do local onde se encontra.
- Legumes verdes escuros devem se consumir acompanhados com vitamina C, ou seja, laranja, limão, manga, etc.
- Usar e abusar na curcuma mais a pimenta preta em conjunto.
- Se não consome deve começar a usar gengibre, alho, cebola, algas, curcuma, pimementa preta, salsa, aipo, coentros e oregãos.
- Diminua o consumo do sal e use especiarias e ervas aromáticas para temperar;
- Introduzir Algas marinhas do Atlântico na alimentação (para quem não é alérgico).;
A mudança é complicada, mas a obesidade é uma doença, que pode ser revertida. A alimentação anti-inflamatória poderá ajudar a resolver esta como qualquer doença que exista num corpo.

Comentários